O vereador Astro de Ogum usou a tribuna, nesta segunda-feira (3), para lamentar a crise que atinge o futebol maranhense, marcada pela intervenção na Federação Maranhense de Futebol (FMF) e pelo desempenho negativo de clubes tradicionais como Sampaio Corrêa e Moto Club.
Durante seu discurso, o parlamentar destacou que o futebol do estado vive “um dos piores momentos da história”, apontando que somente o Maranhão Atlético Clube (MAC) tem conseguido resultados expressivos nos últimos anos, como o título estadual de 2025 e o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2024.
“O futebol maranhense está doente. Sampaio tá na UTI, Moto também tá no soro, e só o Maranhão tá se levantando”, declarou Astro.
O vereador também criticou duramente o presidente do Sampaio Corrêa, deputado Sérgio Frota, a quem classificou como “um vírus” que estaria prejudicando o clube tricolor.
“Sampaio tem um vírus chamado Sérgio Frota. Ele diz que é bravo, mas é pra ele. Ele é o vírus que tá levando o Sampaio à UTI”, afirmou Astro de Ogum, em tom contundente.
Além das críticas a Frota, Astro condenou a intervenção na Federação Maranhense de Futebol, atualmente sob o comando de Susan Lucena, chamando a medida de “afronta aos princípios constitucionais” e pedindo uma “reorganização urgente” da entidade.
Segundo o parlamentar, é preciso reconstruir o futebol maranhense com mais transparência e gestão profissional, para que o estado volte a ter protagonismo no cenário esportivo nacional.
“O futebol do Maranhão precisa de socorro e reorganização. Só assim a gente volta a ter orgulho dos nossos times”, reforçou o vereador.
A intervenção na FMF, determinada judicialmente, ocorre em meio a denúncias de irregularidades administrativas e brigas políticas internas. A crise também reflete nos clubes, que sofrem com dívidas, rebaixamentos e queda de público nos estádios.
Com o apelo de Astro de Ogum, o tema deve voltar à pauta da Câmara Municipal e reacender o debate sobre o futuro do futebol no Maranhão.
