A prefeita de Axixá, Roberta Barreto, participou nesta quarta-feira da assinatura dos contratos para a construção de 50 unidades habitacionais no povoado Centro Grande, como parte do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). O evento contou com a presença do vereador Erinaldo, conhecido como Nhorico, que é morador da comunidade e desempenhou um papel fundamental na articulação para que as famílias fossem contempladas com as moradias.
“E hoje eu estou aqui acompanhando a concretização do sonho de várias pessoas, de moradores que vivem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. Estamos muito felizes e esperamos poder trazer mais e mais esse projeto Minha Casa Minha Vida. E eu estou aqui para afirmar a minha parceria, no que eu puder contribuir. Eu não! A prefeitura. Em termos de estrutura, de máquinas, no que for possível. Porque vai ser uma satisfação nossa de olhar hoje a felicidade dessas pessoas assinando o contrato”. Afirmou a prefeita Roberta.
O projeto, coordenado pelo empresário Bruno Santana, é uma iniciativa que busca atender famílias de baixa renda, promovendo inclusão social e melhoria na qualidade de vida. “O povoado Centro Grande tem mais de 300 famílias em estado precário de residência. E nós, através do governo federal, estamos trazendo mais de 50 casas dignas para essas pessoas. Hoje é um pontapé inicial na realização desse sonho, com a assinatura do contrato, vamos começar a construir essas 50 casas iniciais e já estamos trabalhando para conseguir mais 50 até 100 para este ano de 2025”. Afirmou.
Também esteve presente o presidente da Associação de Quilombo Remanescente de Centro Grande, Zilmar, que ressaltou a relevância do projeto para a preservação da identidade cultural e histórica da comunidade. Ele enfatizou que a construção das casas representa não apenas um avanço social, mas também um reconhecimento da luta dos quilombolas por melhores condições de vida.
O vereador Nhorico, por sua vez, celebrou a conquista como um marco para o povoado e agradeceu o apoio da prefeitura e do governo federal. “Não foi fácil, porque muitas pessoas não confiavam no projeto. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. E o povo que confiou na gente, as 50 pessoas. Agradeço muito à minha esposa Zilmar […] E eu sempre deixei a entidade em dias, nunca deixei atrasada em nada. Agradeço muito à minha prefeita, que está hoje presente aqui, Roberta Barroso, que está firmando esse compromisso com a gente. […] Em parceria, vamos melhorar nossa cidade. E nós só temos a crescer, desenvolver nossa comunidade e todas as outras comunidades vizinhas”, afirmou.
A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre, com conclusão estimada para o próximo ano. O projeto é visto como um exemplo de parceria entre diferentes esferas de governo e a comunidade local, reforçando a importância de políticas públicas voltadas para a habitação e o desenvolvimento social.