
Na tarde do último domingo (21), centenas de pessoas ocuparam a frente da Igreja do Carmo, no Centro de São Luís, em protesto contra o chamado PL da Blindagem e a anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O ato integrou a onda de manifestações que ocorreram em diversas cidades brasileiras, reunindo representantes de partidos políticos, movimentos sociais, entidades estudantis e parlamentares.
Entre as lideranças políticas presentes estavam a senadora Eliziane Gama, o deputado federal Márcio Jerry, além de deputados estaduais e vereadores. O clima foi de forte mobilização, com discursos contrários ao avanço de projetos considerados impopulares e prejudiciais à democracia.
O Blog da Mônica conversou, com exclusividade, com o deputado Márcio Jerry, que avaliou os desdobramentos da proposta no Congresso Nacional. Para ele, a rejeição à PEC da Blindagem não se restringe apenas a setores progressistas. “Há uma insatisfação ampla e crescente no país inteiro. E não é só dos setores progressistas, até setores do campo conservador se manifestando contra essa PEC, que é absolutamente desnecessária e agressiva ao país”, afirmou.
Jerry também destacou que a mobilização popular pode ser decisiva para barrar o avanço da proposta no Senado. “Acho que o Senado, com várias manifestações já feitas, não vai dar prosseguimento, vai parar no Senado. E acho que as manifestações no Brasil inteiro também vão dar um recado muito claro para que aconteça na Câmara o que já vem acontecendo com vários parlamentares individualmente, que votaram pela blindagem e agora manifestam arrependimento por esse voto equivocado”, disse.
As manifestações de São Luís se somaram aos atos nacionais em defesa da democracia e contra projetos considerados ameaças às instituições e à transparência política no Brasil.