Brasília, Brasil – Neste início de ano, diversos concursos públicos prometem atrair candidatos em busca de oportunidades nas áreas de administração, saúde, tecnologia, segurança pública, entre outras. Com 15 processos seletivos já abertos ou prestes a serem publicados, há vagas para técnicos, assistentes, pesquisadores, analistas, médicos, engenheiros e outras profissões.
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN): Com 150 vagas distribuídas entre carreiras de nível médio e superior, o concurso da CNEN promete atrair muitos interessados. As inscrições ocorrem entre 25 de fevereiro e 16 de março, pelo Iades. As unidades técnico-científicas da Comissão estão localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Goiânia e Poços de Caldas.
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): O concurso da SUSEP oferece 75 vagas para o cargo de analista técnico (nível superior), com remuneração inicial de R$ 18.033,52. As inscrições estão abertas até 10 de março no site do Cebraspe. As provas ocorrerão em 8 de junho, em todas as capitais do país.
Polícia Federal (PF): A PF lançará um novo concurso com 1.000 vagas em 2025, distribuídas entre os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. Outras 1.000 vagas estão previstas para 2026.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): O novo concurso do Ibama, com 460 vagas de analista e salário inicial de até R$ 9,9 mil, foi recentemente anunciado.
Outros Concursos Aguardados: Além dos já mencionados, outros órgãos têm concursos autorizados para 2025, incluindo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Comando da Marinha, Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Instituto Benjamin Constant (IBC) e Ministério da Fazenda.
Para mais informações sobre inscrições, vagas disponíveis e processos seletivos, os candidatos devem acompanhar os sites oficiais dos órgãos organizadores e do Governo Federal.