Brasília – O Governo Federal deu início ao Programa Desenrola Rural nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, que permite que mais de 1,35 milhão de agricultores familiares renegociem suas dívidas e retornem ao crédito rural. Com descontos de até 96%, o programa, parte do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os agricultores com dívidas inscritas na Dívida Ativa da União têm até o dia 30 de maio para se inscrever, enquanto aqueles com débitos no Pronaf têm até 31 de dezembro. O programa beneficiará agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos tradicionais.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar ressaltou que não haverá prejuízo para o Tesouro, pois a proposta visa principalmente os inscritos na Dívida Ativa da União. O programa também busca incluir mais agricultores no crédito rural, especialmente aqueles com restrições nos bancos e serviços de proteção ao crédito.
Interessados devem procurar agências bancárias, sindicatos e entidades representativas para renegociar suas dívidas e voltar a acessar o crédito rural.
Fonte: Carta Capital