O governo federal anunciou uma importante medida voltada à valorização da educação básica no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP) que assegura a correção do piso salarial nacional dos professores, garantindo um reajuste de 5,40%. A informação foi divulgada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em publicação nas redes sociais.
De acordo com a ministra, sem a edição da MP, o reajuste do piso dos professores em 2026 seria de apenas 0,37%, percentual considerado insuficiente para recompor perdas e garantir valorização da categoria. Com a nova medida, o aumento passa a ser significativamente maior, reforçando o compromisso do governo com os profissionais da educação.
A Medida Provisória também estabelece uma nova regra permanente de atualização do piso salarial, que passa a ser calculada com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) somado a 50% da variação real do Fundeb. Na prática, isso significa que, sempre que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) crescer, o piso salarial dos professores também será reajustado.
