O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, nesta quinta-feira (22), uma nova resolução que amplia oficialmente as atribuições dos profissionais de enfermagem, autorizando a prescrição de antibióticos para pacientes. A medida representa um avanço no rol de medicamentos que podem ser indicados por esses profissionais no exercício da profissão.
A decisão do Cofen está alinhada a uma atualização realizada no ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Com a mudança, o sistema passou a incluir o registro profissional de enfermeiros, permitindo maior controle e rastreabilidade das prescrições feitas por esses profissionais.
O SNGPC é responsável por monitorar toda a movimentação de medicamentos controlados no país, acompanhando entradas como compras e transferências e saídas, que incluem vendas, transformações, transferências e perdas. Esse controle abrange farmácias e drogarias privadas em todo o território nacional, garantindo maior segurança no uso e na comercialização dos medicamentos.
Segundo o entendimento do Cofen, a nova resolução fortalece a atuação da enfermagem, especialmente na atenção básica e em serviços de saúde onde esses profissionais já desempenham papel fundamental no acompanhamento e cuidado direto aos pacientes.
A medida, no entanto, segue protocolos e normas técnicas específicas, reforçando que a prescrição deve ocorrer dentro dos limites legais e das competências profissionais, sempre visando a segurança do paciente e a qualidade do atendimento em saúde.
Fonte/Reprodução: g1
